Praticar conversação em inglês – Aplicativos excelentes

Praticar conversação em inglês – Aplicativos excelentes

A cada dia a tecnologia proporciona mais facilidade quando o assunto é aprende algo novo. No aprendizado de um novo idioma não é diferente. Nesse artigo, eu selecionei 2 aplicativos úteis para praticar conversação em inglês e qualquer idioma. Acredito que serão de grande utilidade na sua jornada. Vale ressaltar que nada sai de graça nesse mundo. Os aplicativos aqui listados têm alguns recursos que são limitados à assinantes pagantes e outros que são de livre acesso grátis. Vale a pena conferir!

Sumário do artigo

  1. Hellotalk

    praticando conversação em inglês
    mulher utilizando aplicativo para praticar conversação em inglês
  2. Tandem
  3. Dicas valiosas
  4. Considerações finais

1. Hellotalk

O Hellotalk está disponível tanto para Android quanto para IOS. O aplicativo busca unir estudantes de idiomas de diferentes países a um objetivo comum. Por exemplo, se você é falante nativo do português e está procurando praticar conversação em inglês, por que não ajudar um britânico que quer aprender português? Foi pensando em facilitar essa troca que o aplicativo foi desenvolvido.

O contato com outros usuários pode ser feito por meio do chat e possui recursos nativos para ajudar na comunicação, como: transcrição de áudio (ajuda muito!), tradutor instantâneo, corretor e muito mais. O aplicativo ainda permite chamada de voz, gravar áudios e chamada de vídeo (disponível somente para contas premium). Ele compartilha características em comum com redes sociais como Instagram e twitter, pois permite a divulgação de fotos, com pensamentos e opção de dar “Like” e “comentar”. Uma forma bacana de praticar conversação utilizando o App é por meio da gravação de áudios, pois permite que você tenha tempo para formular a sua frase e praticar a pronúncia antes de enviar o áudio (ótimo para iniciantes). E quando você for respondido, pode escutar sem pressa até entender o que seu amigo falou, sem surpresas. Os recursos premium estão disponíveis pelo valor de R$ 29.90 / mês.

2. Tandem 

O aplicativo é um concorrente direto do Hellotalk, tanto em funcionalidade quanto em modelo. Vou aqui listar algumas impressões iniciais que tive ao utilizar o aplicativo e qual são as diferenças que percebi entre um aplicativo e outro.

Inicialmente, na data que escrevo o artigo, o aplicativo tem solicitado 7 dias para validação do perfil do usuário (alegam que tem muitos usuários na fila de espera), dando a opção de “furar a fila” para usuário que optar por um plano pago. Na realidade o meu perfil foi aprovado em 30 minutos aproximadamente, mas há relato de pessoas que não conseguiram acesso após os 7 dias. O Layout do aplicativo traz leveza e simplicidade para usuário. Aqui os desenvolvedores não incluíram as funcionalidades das redes sociais que o Hellotalk se preocupou em colocar. Particularmente, preferi dessa forma pois não desvia o foco que é a comunicação interpessoal. O aplicativo traz ainda uma funcionalidade que denominaram “festas” ou “Language parties” que são “calls” por chamada de áudio que podem participar mais de um usuário para falar sobre temas diversos e praticar em grupo. Nada mal!

Por fim, o aplicativo possui tradutor integrado (traduções limitadas no plano gratuito) mas não possui transcrição de áudio, algo que achei muito ruim. Os planos pagos estão por R$ 22.90 / mês  e possibilita traduções ilimitadas e selecionar pessoas de locais específicos para conversar (e.g.: França).

3. Dicas valiosas para praticar conversação

Primeiramente, não acho há nível de inglês para iniciar as tentativas de se comunicar com outras pessoas no idioma. Se você estiver seriamente querendo aprender um novo idioma, é algo que você deve iniciar imediatamente sem medo! (Já escutou falar nos vilões da fluência?)  Os aplicativos oferecem um ambiente seguro de aprendizagem para o aluno, pois permite a associação do que a pessoa está falando (por meio do tradutor, por exemplo) e em seguida a formulação de uma resposta coerente podendo ser em áudio ou texto.

Outra dica que eu dou é usar, sempre que possível, a função de enviar áudio para o colega. Isso estimula a prática de pronúncia e você tem mais chances de memorizar estruturas, frases, vocabulário etc. E ainda, inicie sempre as conversas de uma forma padrão com as mesmas frases e estruturas. Com o tempo você vai perceber que vai fixando na cabeça. E finalmente, nunca copie e cole! Sempre se dê ao trabalho de reescrever algo, isso faz a diferença no final.

4. Considerações finais

Os aplicativos aqui mencionados foram utilizados e revisamos pessoalmente por mim. Fiz questão de utilizar por alguns dias para poder passar uma impressão fidedigna neste artigo. Alguns problemas podem ocorrer como: pessoas mal-intencionadas, dificuldade de estabelecer uma boa conversa, mas tudo isso pode ser contornado e não exclui o benefício evidente.

 

Autor(a):

 

 

Deixe um comentário